Reconstrução de orelha2024-07-22T16:08:10+00:00

Reconstrução de orelha

Reconstrução de orelha

As deformidades de orelha como orelha em abano e microtias, isto é, a ausência congênita das orelhas, têm tratamento.

É importante uma adequada avaliação médica para identificar a deformidade e indicar o tratamento adequado, procure um cirurgião plástico especializado para orientações e tratamento.

Orelhas em abano

As orelhas em abano são as deformidades que tornam as orelhas mais proeminentes.

O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado com anestesia local associado ou não a sedação, ou mesmo com anestesia geral.

A cicatriz fica escondida por trás da orelha, é necessário usar um curativo fechado tipo um capacete nos primeiros dias sempre com cuidados, evitando atividades físicas ou mesmo trauma no local.

Microtia

Microtia é uma deformidade congênita onde ocorre uma falha no desenvolvimento fetal do ouvido e pavilhão auricular. Pode estar associada ou não a outras deformidades craniofaciais ou mesmo outras malformações genéticas.

Pode ser classificada em leve, moderada ou severa, de acordo com a estrutura do ouvido externo malformado.

A reconstrução da orelha é realizado com uma moldagem de cartilagem de costela do próprio paciente em centro cirúrgico, ambiente hospitalar. A cirurgia é realizada com anestesia geral.

O tratamento cirúrgico é realizado por etapas, normalmente três etapas cirúrgicas. Na primeira etapa é retirada a porção da cartilagem da costela e realizado um molde do arcabouço costal de acordo com a forma da orelha contralateral e incluído este enxerto de cartilagem sob a pele da região auricular.

Na segunda etapa, este arcabouço é liberado proporcionando a projeção da orelha.

No terceiro tempo é realizado algum complemento ou ajuste na forma da orelha.

Entre em contato, agende sua consulta