Toxina botulínica

Toxina Botulínica
A toxina botulínica é uma neurotoxina, isto é, ela bloqueia os receptores nervosos ocasionando bloqueio do movimento das fibras musculares.
O uso da toxina tem diversas indicações, desde o tratamento de hiperhidrose ou sudorese excessiva, cefaléia até a inibição de alguns movimentos de expressão faciais para melhora das rugas da face.
Conhecida por ser utilizada para o tratamento dos “pés de galinha” e linhas da região frontal, a toxina botulínica pode ser usada também em outras regiões da face com finalidade de rejuvenescimento.
A aplicação é realizada de forma ambulatorial após limpeza da pele e uso de anestésico tópico em pomada. Tem uma duração aproximada de 30 minutos e o paciente já pode retornar as suas atividades habituais.
Após a aplicação, a ação do produto inicia entre 3 a 5 dias e o resultado do tratamento não é permanente.
O efeito da toxina botulínica varia de paciente para paciente, sendo em média de 4 a 6 meses, após este período os músculos voltam a se contrair, sendo necessária uma nova aplicação para obtenção dos resultados novamente.
Cuidados após a aplicação
Alguns cuidados precisam ser tomados no pós imediato do procedimento como não deitar em decúbito horizontal por 4 horas, sendo necessário manter uma elevação da cabeça de aproximadamente 45 graus, não realizar atividades físicas nas primeiras 24 horas, não usar cremes ou maquiagem nas primeiras 24 horas.
Pode fazer aplicação na gravidez?
Não há estudos adequados sobre a administração de toxina botulínica em mulheres durante a gravidez e amamentaçào, portanto seu uso não é recomendado neste período.