Ritidoplastia

Ritidoplastia/ Blefaroplastia
O envelhecimento facial é um processo fisiológico que ocorre com o passar dos anos e acomete a pele, subcutâneo e estruturas mais profundas. O tratamento envolve mudança de hábitos diários, hidratação da pele, procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. Dessa maneira, é fundamental a avaliação médica especializada para definir a necessidade de cada paciente e o tratamento adequado para cada caso.
Há casos em que o tratamento indicado é cirúrgico, através do lifting facial ou ritidoplastia.
A ritidoplastia é um procedimento que reposiciona as estruturas faciais e melhora as rugas da face, muitas vezes associada a blefaroplastia, que é a cirurgia restrita a região dos olhos e trata o excesso de pele e as bolsas de gordura das pálpebras.
Ritidoplastia
A ritidoplastia ou também denominado lifting facial é um procedimento cirúrgico realizado em ambiente hospitalar com anestesia geral ou anestesia local associada a sedação e internação por 24h.
É necessária a avaliação clínica prévia do paciente através de exames pré-operatórios.
A incisão é realizada na frente das orelhas e se prolonga retroauricular e couro cabeludo, a extensão da incisão pode variar de paciente para paciente dependendo da necessidade do tratamento.
O tratamento promove um reposicionamento das estruturas da face e retirada do excesso de pele promovendo um rejuvenescimento facial.
Pós operatório
Após a cirurgia, o paciente fica com um curativo cefálico, ao redor da cabeça, como um capacete para proteção e para evitar sangramento. Podem ou não ser utilizados drenos para evitar a formação de hematomas.
No pós operatório é importante o paciente manter um repouso, alimentação saudável, ingerir muito líquido, dormir com a cabeceira elevada e evitar ambientes muito abafados e proteger-se do sol.
Blefaroplastia
A blefaroplastia é a cirurgia para tratamento da região dos olhos. Faz a correção do excesso de pele das pálpebras, pálpebras caídas e retirada de bolsas de gordura.
Pode ser realizada nas pálpebras superiores e inferiores. As incisões ficam no sulco palpebral e próximo aos cílios, promovendo cicatrizes bem discretas.
No pós operatório é recomendado uso de compressas frias com soro fisiológico nos primeiros dias para evitar o edema e equimose local, muito frequente após a cirurgia.