Rinoplastia

Rinoplastia
O nariz é uma estrutura localizada no centro da face, sendo assim muito notada e valorizada. As deformidades nasais, mesmo pequenas, são importantes para os pacientes e devem ser analisadas e tratadas de acordo com a necessidade.
Além da forma, é necessário a avaliação funcional do nariz, suas estruturas internas e queixas respiratórias dos pacientes.
A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz que trata tanto a parte funcional melhorando a respiração, quanto a parte estética melhorando a forma, perfil e projeção.
Está indicada para diminuir a largura do nariz, o dorso nasal, melhorar e modificar a ponta nasal, modificar o perfil, reduzir narinas grandes ou largas, tratar deformidades congênitas do nariz ou deformidades por tumores, trauma ou fraturas.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar com anestesia geral.
As técnicas podem ser endorinoplastia que as cicatrizes ficam por dentro do nariz ou a exorinoplastia que tem a cicatriz na columela nasal.
A escolha da técnica depende do cirurgião e das alterações e particularidades de cada paciente.
Pós operatório
No pós operatório, os paciente ficam com um curativo externo nasal que pode ser gessado ou não e tampões nasais que são mantidos nos primeiros dias.
O curativo gessado é mantido por 7 dias e posteriormente trocado por outro curativo menor que permanece mais 7 dias.
A recuperação pode variar de 10 a 14 dias, com presença de equimose e edema nas pálpebras. O edema no nariz tem a recuperação mais lenta e prolongada podendo levar até um ano após a cirurgia para se extinguir e podermos verificar o resultado final.