Microagulhamento


O microagulhamento é uma técnica de microperfurações na pele com agulhas finas que induzem a formação de colágeno. Pode ser utilizado para o tratamento de cicatrizes, estrias, envelhecimento e flacidez da pele.
O procedimento pode ser realizado em consultório ou associado a algum procedimento cirúrgico em ambiente hospitalar.
Antes do microagulhamento é realizado um preparo da pele através de anestesia tópica com pomadas anestésicas e limpeza com antissépticos.
Para realizar as microperfurações podem ser utilizados aparelhos manuais (rollers) ou elétricos, ambos apresentam múltiplas agulhas metálicas que causam microperfurações com profundidades que variam de acordo com o tamanho das agulhas. Estas profundidades são definidas pelo cirurgião dependendo do local a ser realizado, tipo de pele e tratamento específico.
Estes microtraumas causam o estímulo para a formação de colágeno, assim o procedimento é indicado para tratamento de rugas, rejuvenescimento da pele da face, colo, pescoço e mãos, estímulo de colágeno corporal, tratamento de estrias, cicatrizes, cicatrizes hipertróficas e cicatrizes de acne.
Após o procedimento a pele fica com aspecto avermelhado com duração de 24h, depois pequenas crostas podem se formar e os cuidados devem ser tomados com a limpeza e hidratação da pele até caírem as crostas.
Quando for fazer o procedimento o paciente não deve estar com a pele bronzeada nem apresentar infecções locais. Áreas com câncer da pele não devem ser submetidas a microagulhamento.
Orienta-se realizar sessões em períodos de 30 dias, normalmente três sessões para obter melhores resultados. Os resultados são variáveis e muitas vezes pouco notados após uma única sessão.