Reconstrução de mama

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que acomete as mulheres. Sua prevenção é fundamental e o tratamento deve iniciar o mais precocemente possível, assim que realizado o diagnóstico.
O tratamento muitas vezes necessita ser agressivo com a retirada parcial ou total das mamas. Este tratamento deve ser realizado e acompanhado por um especialista. O mastologista ou ginecologista são os profissionais que fazem o diagnóstico e programação de tratamento do câncer de mama.
Em alguns casos o tratamento cirúrgico precisa ser associado a tratamentos adjuvantes como radioterapia e quimioterapia.
O tratamento do câncer pelo mastologista pode ser associado a reconstrução das mamas imediata ou tardia.
A reconstrução da mama possibilita devolver às mulheres a auto estima e apoio psicológico para que possam atravessar o tratamento adequado do tumor de mama.
É necessário acompanhamento de equipe médica especializada e preparada para o tratamento e orientações. Os tratamentos dependem de cada caso, assim é preciso a avaliação médica adequada para realizar a programação cirúrgica para cada paciente em particular.
A reconstrução de mama imediata pode ser realizada com a inclusão de expansores de pele que posteriormente serão trocados por próteses de mama de silicone, ou então, a utilização de retalhos dorsais ou abdominais para restabelecer o volume da mama retirada.
A escolha do tipo de técnica utilizada dependerá do tipo de tumor, grau de infiltração e tipo de tratamento adjuvante, além de características das mamas e de cada paciente. A programação deverá ser realizado em conjunto com a paciente.