Lipoaspiração

Lipoaspiração
A lipoaspiração é o procedimento mais realizado na cirurgia plástica e deve ser realizada em ambiente hospitalar com material e equipe preparada.
É um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de gordura localizada melhorando o contorno corporal. Não é utilizada para emagrecimento, mas sim em associação a tratamentos de mudança de hábitos de vida como reeducação alimentar e atividade física.
Pode ser realizada apenas a lipoaspiração ou também associar-se a ela, a lipoenxertia, isto é, o uso da gordura retirada para preenchimento na região glútea ou mamária, denominando o procedimento como lipoescultura.
Uma avaliação prévia à cirurgia é necessária para examinar as particularidades de cada paciente, analisar exames pré operatórios, condições clínicas do paciente e orientar os cuidados pós operatórios.
O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou então com peridural e sedação, sempre em ambiente hospitalar. A duração pode variar de 1 a 4 horas dependendo de cada caso e da necessidade de lipoaspiração em cada paciente.
Como é o procedimento?
A lipoaspiração é um procedimento para a retirada de gordura através de cânulas que são inseridas por pequenos orifícios.
No início do procedimento é inserida uma solução com soro fisiológico e medicamentos que promovem analgesia e diminuição do sangramento. Promovendo menor trauma cirúrgico.
Pode ser realizada em todo o corpo, abdômen, dorso, flancos, culotes, coxas, braços e papada e a gordura retirada também pode ser enxertada após o devido preparo, isto é, reintroduzida em locais que apresentam afundamentos ou que necessitam de maior projeção. Esta lipoaspiração associada a lipoenxertia é denominada de lipoescultura.
Lipoaspiração emagrece?
A lipoaspiração não é indicada para emagrecimento, mas sim para a retirada de gordura localizada e melhora do contorno corporal.
O procedimento tem um limite de gordura que pode ser retirado. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o limite máximo de volume que pode ser retirado em um procedimento de lipoaspiração é de 7% do peso corporal.
Pós operatório
No pós operatório é necessário o uso de uma cinta pós cirúrgica para evitar maior edema ou inchaço nos primeiros dias. As incisões são pequenas, em locais escondidos, evitando assim cicatrizes muito aparentes.
Logo no início do pós operatório já é indicado andar e fazer pequenas caminhadas.
Drenagens linfáticas também são indicadas para acelerar a recuperação e diminuir o edema corporal.